Se você é adepto de esportes náuticos, mais especificamente mergulho com cilindro ou snorkel, então o seu destino é Cozumel, no México.

O oceanógrafo francês Jacques Cousteau, mundialmente famoso por estudar e divulgar a conservação dos oceanos do planeta, chegou às costas de Cozumel em 1961, e declarou que esta ilha era uma das áreas mais espetaculares do planeta para o treino de mergulho.

Desde então, os amantes dos esportes aquáticos chegam em grande quantidade para conhecer as maravilhas deste lugar.

Cozumel compartilha uma porção do maior arrecife do hemisfério norte, que é uma grande oportunidade para mergulhar em mais de 40 áreas diferentes.

Arrecife

Arrecife

Dois dos lugares mais impressionantes para o treino deste esporte são o Parque Celerain e o arrecife Palancar, onde o maior atrativo são as formações coralinas, cavernas e barracas subaquáticas.

O que fazer

Mesmo sendo um destino de mergulho mundialmente famoso e de fácil acesso, a variedade de pontos de imersão é tanta que não há grandes congestionamentos embaixo d’água – fora os picos de alta temporada (o período de Ano Novo e a Semana Santa). O norte da ilha, menos frequentado, só costuma valer durante a época em que é visitado pela arraias-águia (de dezembro a fevereiro). Açoitado por uma forte correnteza, demanda experiência e fôlego por parte dos mergulhadores.

O sul da ilha, brindado com correnteza de leve a moderada, concentra os melhores arrecifes. Os locais mais celebrados são as paredes de Santa Rosa e Cedral e o “complexo” de Palancar, que conta com jardins coralinos e belíssimas cavernas.

Tartarugas no recife


Planejamos a viagem perfeita para você: entre em contato ↠


Tartarugas no recife

Uma variedade assombrosa de corais multicoloridos, moles e duros, serve de pano de fundo para um verdadeiro desfile de barracudas, moreias gigantes, tartarugas descomunais, garoupas de mais de um metro e  meio de comprimento, cavalos-marinhos, tubarões-lixa, um sem-fim de peixinhos coloridos típicos do Caribe, uma espécie de peixe-sapo exclusiva de Cozumel, arraias de vários tipos e tamanhos, caranguejos, lagostas… A lista não tem fim.

Os centros de mergulho costumam organizar saídas diárias com duas imersões. A primeira delas em até 30 metros de profundidade e a segunda mais rasa.

Modernos spas e antigos rituais

Mas Cozumel não tem atrações somente para quem é fã de mergulho e esportes aquáticos. Se você quer aproveitar para descansar e repor as energias, conheça os diversos spas de luxo que essa ilha oferece.

Estes centros especializados tratam não só do seu corpo, mas a sua alma também é renovada nos spas de Cozumel. Fuja da agitação da vida cotidiana e aproveite os tratamentos que prometem renovar suas energias, acabar com o seu estresse e revitalizar o seu corpo.

InterContinental Presidente Cozumel Resort & Spa, Mexico

InterContinental Presidente Cozumel Resort & Spa, Mexico

Ao longo de toda a costa, você achará lugares que oferecem uma massagem relaxante, seja na beira do mar, nos hotéis all inclusive ou nas instalações especializadas dos spa.

Os tratamentos que estes centros oferecem, oscilam entre receitas maias ancestrais e os últimos avanços da tecnologia para restaurar seus músculos, eliminar toxinas e melhorar seu bem-estar.

Arqueologia impressionante

Para encerrar o passeio a essa ilha deslumbrante do Caribe, não deixe de visitar os vestígios maias e Ixchel, a deusa da fertilidade, na zona arqueológica de San Gervasio. Os maias construíram mais de 36 cidades, das quais, a maior parte delas fica aberta ao público.

Encravado na floresta, “El Cedral” é a estrutura mais antiga que sobrevive como uma ruína arqueológica e um pitoresco povo localizado na região oeste da ilha, apenas a muitos poucos quilômetros da praia de San Francisco. No passado, “El Cedral” foi um lugar sagrado onde os deuses eram adorados.

Mayan wall

Mayan wall

Atualmente, você pode explorar a área nos passeios guiados a pé, sobre lombo de cavalo, ou nos veículos 4×4. Os visitantes ficam surpresos por poder observar, ainda, os restos da pintura original e o estuque das paredes. Se sua visita coincidir com o dia 2 de maio, poderá participar também da  tradicional festa da Santa Cruz.

(232)

escrito por
Janaína Ribeiro
perfil